"Esta linda formação rochosa foi destruída no terremoto de 2007."

Pisco, a cidade mais próxima a entrada do Parque Nacional de Paracas, fica no ponto médio entre Lima e Nazca.

A marina local é cheia de lanchas e barcos, o que demonstra ser um destino para endinheirados. Nas praias próximas ao centro da cidade são movimentadas, repletas de guarda-sóis, pessoas se bronzeando, crianças brincando.

 

A 237 km ao sul de Lima no Peru fica a cidade de Pisco com seus 90.000 habitantes. Os hotéis são confortáveis.

Antes de 1925 o arqueologista peruano J.C. Tello descobriu o sítio de culturas Paracas, que existiram no período de 1300aC a 300dC. Estes povos são reconhecidos por terem produzidos os mais finos têxteis conhecidos no período pré-colombiano.

"O Candelabro é enorme!"

Pouco se sabe da cultura Paracas Antigo, exceto que foi influenciada pela cultura Chavin (que deu origem a todas culturas do Peru) 

Candelabro - Logo na saída no passeio de lancha poderá ser visto e fotografado o Candelabro. Alguns dizem que se trata do desenho de um cactus. Trata-se de uma gigantesca figura desenhada na encosta do morro. Mede 177m de altura, 54m de largura e 60cm de profundidade. Está desenhado sobre um solo argiloso. A escassez de vento e chuva na região contribuem para a preservação da figura.

"As ilhas Balestas tem diversas cavernas enormes!"

Ilhas Ballestas - As Ilhas Ballestas são o refúgio dos leões marinho que ali se reproduzem. Estima-se que existem hoje 37.000 leões marinhos vivendo nas ilhas. As ilhas possuem belas formações rochosas e é o recanto de milhares de aves. É proibido desembarcar nas ilhas e todo o passeio é feito na lancha. Poderá ser encontrado o pingüim Humbolt.Durante o verãos as praias das ilhas são tomadas por focas e leões marinhos. Os locais mais altos são muito disputados por milhares de pássaros de diversas espécies: pelicanos, albatrozes, gaivotas, pinguins e etc.

"Observe o carro no canto superior esquerdo da foto. Falésias gigantes."

Reserva Nacional de Paracas:


Museu J. C. Tello - Um bem organizado e didático museu que apresenta toda a evolução da Cultura Paracas. Está exposto o homem de San Domingos de 7.000aC. Próximo ao museu está a torre de observação dos flamingos. A aproximação está proibida.

"No calçadão tem restaurantes com comidas típicas."

Catedral - É uma bela formação rochosa desenhada pelas águas do Oceano Pacífico. A estrada de acesso a Catedral, embora pareça asfaltada, é feita de sal, água e areia compactadas. A 15 km tem uma mina de sal e o tráfego de caminhões carregando sal pode ser observado. Foi destruída no terremoto de 2007.

"Você vai ver pelos menos 1000000000000000 de leões marinhos."

Lagunillas - É uma vila de pescadores com uma bela vista e onde se pode comer um delicioso fruto do mar .

 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.A Catedral , que foi um dos cartões postais foi destruída no terremoto de 2007. Mas não preocupe , Paracas ainda vale muito a visita.

2.Na cidade tem um calçadão com vários restaurantes de comidas típicas.

3.Não deixe fazer o passeio de barco pelas Islas Ballestas. Você passa de barco por dentro de grutas, vê pinguins, centenas de leões marinhos e milhares de pássaros. É alucinante.

4.Dê um rolé de carro dentro da Reserva Nacional de Paracas. É um visual desértico encostando no mar. Muito bacana. Não deixe de visitar a área dos lobos marinhos.

5.Leve água onde você for, afinal, você está no deserto.

6.De vez em quando entra uma neblina e esconde todo o visual. Aproveite para tirar fotos quando o tempo estiver limpo.

7.Experimente o pisco. Bebida alcoólica peruana das boas. Ela é feita a base de uva branca. O pisco sauer é muito bom.

8.Procure saber onde é a "zona segura em caso de sismo ". Se rolar um terremoto é para lá que você vai.

9.Veja o monte de pelicanos que tem no porto de Paracas. É bacana.

10.Se quiser surfar tem uma direita tubular na ilha de San Galan. Só dá para chegar de barco e a água é gelada.

11."Não deixe de fazer o passeio as ilhas, a cidade de paracas é bonita, mais indo a ilha a emocao é outra..."dica de douglas martins

 

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS