"Só nadada em águas transparentes."

Os primeiros moradores da região de Bonito foram os índios, é claro. Os caras eram de tribos diferentes como  Tapetim, Chamacocos, Guaianás e outros. Mas com o tempo o homem branco foi chegando e ocupando l essa região de rios cristalinos e cachoeiras bacanas. 

"A Gruta Azul é a grande atração."

Mais ou menos quando terminou a Guerra do Paraguai , D. Pedro II  doou essas terras para os heróis de guerra como forma de reconhecimento pelos serviços prestados à Pátria. Um dos militares que entrou nessa bocada era um  capitão do exército. O nome desse malandro sortudo era Luiz da Costa Leite Falcão.

" Rio Sucuri é isso aí ."

Luizão nomeou sua fazenda de Rincão Bonito, e com o tempo ( mais o menos em 1915) sua fazenda se tornou o Distrito de Paz de Bonito , e 33 anos mais tarde o  território foi elevado à categoria de município, tendo como sede a cidade de Bonito. Por este motivo Luizão é considerado o desbravador da região e o primeiro morador de Bonito.

"Tomei banho de cachoeira na Fazenda Monte Cristo..."

Bonito fica no interior do Mato Grosso do Sul, por volta de 277km de Campo Grande. Para quem vem do Sudeste, a opção pode ser a BR-262. Do Norte e Nordeste, o lance é seguir pela BR-163. Para quem vem do Sul, BR-267, que se encontra com a BR-163 em Nova Alvorada (MS), é o caminho.

"As trilhas são muito maneiras."

Em Bonito faz calor o ano todo. No verão chove bastante e as estradas de terra que levam aos passeios podem ficar ruins, mas em compensação, as cachoeiras ficam mais cheias. Para mergulhar o período de seca (inverno) , quando as águas ficam mais cristalinas, é melhor.

"Dei um rolé de bote no Rio Formoso."

Principais atrações: (distancia do centro de Bonito)

Gruta do Lago Azul (21 km)
Após uma descida de 100m, chega-se em um lago de águas cristalinas, com  profundidade de  até 90m. Ninguém sabe ao certo de onde vêm suas águas, mas neguinho acha que vem de um rio subterrâneo. Dizem que lá dentro da gruta existem ossadas pré -históricas de preguiça gigante e tigre dente de sabre. Sinistro.

Aquário Natural (7 km)
Um mergulho de flutuação num lago de aproximadamente 900m de extensão no meio de centenas de peixes diferentes como dourados, piraputangas, pacus,lambaris e outros.  O mergulho continua até o encontro do Rio Formosinho numa distância de 800m. Na volta se faz uma caminhada em trilha no meio da mata ciliar.

 

"É um dos melhores lugares do mundo pra mergulhar."

Balneário Municipal (7 km)
Área de Camping onde o pessoal local freqüenta. As águas são cristalinas e é o programa mais barato da cidade.Dispõe de quadra de voleibol de areia e lanchonete.

Bóia Cross (7 km)
É feito em bóias, desce as corredeiras do Rio Formosinho, num percurso de 800 m. O passeio termina no Balneário Três Rios.

"A cidade é mais ou menos assim."

Cachoeiras do Rio Aquidaban (54 km)
Trilha pelo meio do mato, entrando na mata nativa. Ao todo são 9 cachoeiras e do alto se avista o Pantanal do Nabileque, a Serra da Bodoquena e a reserva Indígena Kadiwéu.

Cachoeiras do Rio Mimoso (18 km)
Trilha para visitar suas Três cachoeiras. A maior cachoeira possui 8m de altura.

 

"Dei uns jumps irados nos rios."

Cachoeiras do Rio do Peixe (36 km)
Lá se realiza um tour por várias cachoeiras e piscinas naturais numa trilha de aproximadamente 1km.

Ilha do Padre (12 km)
Um pedaço de terra cercado por cachoeiras, piscinas naturais e várias quedas d'água. Infra-estrutura para camping (banheiros, chuveiros, churrasqueiras, lanchonetes e cabanas).

 

"A flutuação é programa obrigatório."

Passeio Ecológico no Rio Formoso (12 km)
O passeio é feito em botes infláveis com capacidade para 12 pessoas, num percurso  de 6 Km, passando por três cachoeiras e uma corredeira. É possível ver várias espécies de aves e macacos. O passeio termina na Ilha do Padre, formada por inúmeras cachoeiras e piscinas naturais. 

Passeio Ecológico no Rio Sucuri (22 km)
Águas tão cristalinas quanto Fernando de Noronha. Um barco com capacidade para sete pessoas e guias especializados acompanham o grupo, num mergulho feito com coletes salva-vidas e máscaras.

"É um rio mais bacana que o outro..."

Recanto Ecológico Rio da Prata (56 km)
Uma hora de caminhada em trilha na mata ciliar totalmente virgem, acompanhando o Rio da Prata até a nascente. Dali se parte em mergulho superficial com máscara e colete ou roupa de mergulho, podendo-se observar  dourados e pintados que nadam tranquilamente em águas cristalinas.

"Longas estradas de terra não são sacrifício depois de conhecer os lugares."

Se você pretende ir em épocas de alta temporada - principalmente verão e feriados prolongados - é bom fazer uma reserva antecipada. Apesar de haver muitas pousadas e hotéis, a chance de você ficar sem lugar não é pequena. Inclusive, se você pretende ir fora de temporada, é bom ligar pra saber da disponibilidade de vagas, porque, de repente o lugar que você pretende ficar estará em reformas ou reservado para alguma excursão, você dança.

"Saca só a cor da água."

Para as reservas de passeios vale a mesma coisa das reservas de estadia. O número de pessoas por passeio / dia é limitado - tudo em nome da preservação do local - e sem guia e sem agência de turismo, você não pode ir aos passeios. É proibida a entrada de pessoas sem os guias das agências em quase todos os passeios, com exceção do balneário municipal e da ilha do padre. A maioria das atrações estão em propriedades particulares por isso faça suas reservas junto a sua agência lá em Bonito, antes de ir ou lá, pra não perder viagem.

"É isso aí!!"

Se você gosta de se programar com antecedência, pode reservar para todos os passeios, com exceção daqueles mencionados o dia todo, de um período: ou toda manha ou toda a tarde. Dificilmente você vai conseguir fazer mais de um passeio por período, principalmente porque as distâncias não são próximas e você acaba ficando mais do que o descrito, principalmente fora de temporada.

"Vou me jogar..."

Gosto é bastante relativo, mas seu eu tivesse, por exemplo,  2 dias para passear em Bonito, escolheria os seguintes passeios na ordem:
Dia 01:    1. Gruta do Lago Azul, pela manhã.
                 2. Rio Sucuri, á tarde.
Dia 02:    3. Aquário Natural, pela manhã
                 4. Rio Formoso (corredeiras), á tarde.
        Na minha opinião, esses são os mais legais (ou impedíreis). 


"Abismo Anhumas"

Existem duas áreas de acampamento: O Balneário Municipal e a Ilha do Padre. As áreas de acampamento são como todos os outros campings, têm a mesma estrutura e estão abertos 24 hs por dia. As áreas de passeio, por exemplo, as anexadas ao balneário, só ficam com o acesso permitido no horário habitual de funcionamento. O restante é igual.

"Quanto peixe!!"
 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.Todas as atrações são longe, por isso carro faz muita diferença.

2.Quem não tem carro, pode levar uma bike, pois a cidade possui ciclovia nas estradas e não existem subidas nem descidas , tornando as distâncias fáceis. Existem vans , taxis e moto-taxis também.

3.Tudo é pago. 99% das atrações são em lugares privados e custam uma entarada. Por isso prepare-se para coçar o bolso. (não é uma trip barata)

4.A noite é na rua, mais ou menos em frente a um lugar chamado Ritz Burguer. Existe um bar com show ao vivo chamado Taboa e uma boate chamada Pirata que nego se joga depois que a rua começa e esvaziar.

5.Separe pelo menos 4 dias para ficar em Bonito. Tem muita coisa para se fazer e dá pra ficar uma semana fazendo vários programas diferentes sem repetir. 

6.É uma boa levar roupa de borracha e equipamento de mergulho. Caso não tenha, qualquer lugar aluga essas coisas.

7.Não vale a pena ficar de miséria por que esse ou aquele programa é meio caro. Se tiver a grana , vale cada tostão gasto. O lugar é realmente Bonito.

8. Agora é possível ir de avião ate Bonito

9.Vale a pena ir visitar a cidade vizinha de Jardim onde se pode conhecer lugares maneiros como Buraco das Araras e Rio da Prata. 

10."Haxi, Bonito é o lugar mais lindo que eu já conheci. Como já foi dito, o lugar é preservado de uma forma rigorosa, e para os passeios, e mergulhos superficiais, você só vai com a roupa do corpo (de mergulho ou não), e uma máquina fotográfica subaquática. Saquinhos de salgadinho e latas de cerveja, nem pensar, (A não ser na Ilha do Padre), e todos os seus pertences ficam guardados nos receptivos de cada passeio. Contrate os guias locais, fechando um pacote de passeios que vc deseja fazer, pois ir na cara dura não dá de jeito nenhum! Duas dicas de passeios legais também em Bonito além daquelas que foram citadas, é a Gruta de São Miguel e o famoso Buraco das Araras, um buraco irado de mais de 100 metros de altura, que só de olhar da tontura.." dica de  Zé Roberto/SP

11."Onde comer: Pergunte pelo Cantinho do Peixe e chegando lá peça o Pintado ao molho de Urucum. O lugarzinho é simples, mas serve o melhor peixe que eu já comi ..." dica de  Sds, Danilo Alves São Paulo

12."Bonito é realmente lindíssimo! Para os amantes da natureza e da paz, é o lugar mais adequado a se visitar. A cidade é uma graça, muito bem organizada. Todos os passeios são feitos através das agências e os valores são tabelados, mas prepare o bolso, pois os passeios não são baratos, porém a maior parte possui o almoço incluso. Eu, que amo animais, adorei, vi Tamanduá-Bandeira, Lontra, Tucano, Araras, Emas, Jacarés, Queixada, Cotias, peixes e aves maravilhosas. Todos os passeios são ótimos, mas vale conhecer mesmo é a Fazenda do Rio da Prata, que coisa linda! Eu não nado, porém fiz flutuação no meio dos peixes naquele rio transparente, algo incrível e fascinante. A fazenda da Boca da Onça também é lindíssima para quem gosta de trilhas e cachoeiras, umas das mais bonitas que já vi. Bonito é uma ótima opção para a família toda! " dica de Simone Roca - SP

13."Bonito é realmente maravilhoso. Já fui várias vezes. Todo brasileiro deveria conhecer, os gringos já descobriram. A transparência da água é total. As cachoerias são belíssimas e vale pular da tirolesa na água. Adorei todos os passeios mas não deixem de ir à BOCA DA ONÇA lugar cheio de cachoeiras (inclusive a mais alta do Estado)e trilhas. Outro lugar obrigatório é o RIO DA PRATA passeio de flutuação com snorkel, com muitos peixes mesmo e nascentes que brotam do fundo transparente do rio. Também recomendo o passeio do RIO DO PEIXE com trilhas, cachoeiras e um almoço farto com direito a rede depois. Para quem quer fazer os passeios o melhor é ficar na cidade, de preferência perto do centrinho, onde rola o agito em frente o Taboa. Recomendo o Hotel Pirá Miúna (ótimo) e a pousada Remanso (preço bom). Existem também opções de hotéis e pousadas para quem quer ficar à beira do rio, é mais tranquilo e também muito bom, recomendo o Hotel Santa Esmeralda, comida boa e atendimento excelente. Não deixem de ir."dica de Mariana

14."Pra quem curte muita natureza e fortes emoções, Bonito é o lugar! Bonito vai de cachoeiras maravilhosas, rios transparentes lotados de peixes à abismos gigantes no meio de um buraquinho nas pedras. Não tem como perder: Rio Sucuri e Rio da Prata - A água é tão transparente que dá pra ver a sombra dos peixes. Lindo demais!
Boca da Onça - Cachoeiras e mais cachoeiras, algumas pra banho, outras não. É lá que fica a maior cachoeira do Estado, com 156 mts de altura. E ela é uma das que a gente pode entrar. Lindo lindo lindo.. Mas sem esquecer que depois da descida vem a subida, e aí o bicho pega.. 800 e tantos degraus..
Gruta do Lago Azul - Vale pela beleza, mas infelizmente hoje em dia não se pode mais chegar até a água.
Abismo Anhumas - Inexplicável! A descida de 72 mts. de Rapel (equivalente a um prédio de 30 andares) dura mais ou menos uns 5 minutos.. uma delícia pra quem tem medo de altura.. mas lá é animal. Coisa de outro mundo. Formações surreais, água transparente e geladíssima e peixinhos pequenininhos que ficam trombando na nossa máscara.. Muito, muito louco. Aí vem a parte difícil.. como sempre depois da descida, a subida.. e aí são os mesmos 72 mts., pela mesma cordinha, subindo igual minhoca.. leva-se mais ou menos 30 minutos pra subir.. mas como tudo em Bonito, vale muito a pena!" dica de Camila Ragghianti

15." Bonito é simplesmente mágico,da a impressão de ter caído em outra dimensão. Conhecemos um casal muito simpático,Márcia e Fábio da Bonitour são super atenciosos a agencia deles fica na rua principal.Vale conferir."dica de Gelma

16."Pra quem gosta de acampar ou quer passar um dia muito gostoso e tranquilo tem que conhecer o "Balneário e Camping do Gordo" por lá passa o Rio Formoso, tem águas rasas e profundas pra diversão de toda família, tem trilhas que levam a vários decks com descida para o rio, dá pra fazer um percurso muito legal por toda extensão do rio que passa pelo balneário, sem contar a água cristalina e toda natureza ao redor.... eu fui e adorei...e recomendo !!!!"dica de Fernanda.

17."Se quiser comer bem e barato em Bonitová à Pousada JM. Fica próximo ao alberque da juventude, umas 3 quadras em direção ao centro. A comida é maravilhosa!!!!! O ambiente é super agradável e o tiozinho que atende é muito maneiro. O melhor de tudo é o preço, R$ 5,00 o prato!!!! Delicioso!!!! dica de Lídia

18." "Bonito voçe merece u nome que tein e un lugar magicó lindo e muito marravilloso ese lugar e amante da natureza" michelle barreto

19."Bonito cidade merece mesmo o nome so de outro pais mas meu desejo e conhecer a cidade de bonito e muito lindo nas imagens seja sempre assin cuiden dele muito bem "dica de micheli barreto torales

20.Não deixem de conhecer a Fazenda do Rio do Peixe...é espetacular para todas as idades. Fui com minha mãe, sobrinho de 3 anos e adoramos tudo. O guia Rodrigo é uma pessoa iluminada, calmo e te fará aproveitar cada momento. Claudia

`


VEJA AQUI OUTROS DESTINOS