"Dá pra ver o mosteiro de longe."

Segundo os bandeirantes um trecho da serra do Espinhaço tem o perfil de uma cara grande, uma "Caraça" . O Parque do Caraça, como é mais conhecido, pertence a Província Brasileira da Congregação da Missão e é considerado um dos principais atrativos turísticos de Catas Altas.

A Caraça está a 120 quilômetros de Belo Horizonte e a 26 quilômetros da sede de Catas Altas, por estrada asfaltada e a 5,5 km em linha reta interceptados pelos picos da Serra de Catas Altas e pelo da Carapuça.

Em 1821, surgia sua vocação educacional, com o funcionamento do Colégio Caraça, sob a direção dos padres lazaristas. Em 1968, um incêndio interrompeu a história do colégio, às vésperas de seus 150 anos. O fogo destruiu salas de aula, a biblioteca e o teatro. Diversos restaurações foram promovidas na segunda metade dos anos 80.

"O mosteiro."

Cachoeira Cascatona - tem aproximadamente, 80 metros de altura, em desnível. Localiza-se no ribeirão Caraça, a seis quilômetros do Colégio. O grau de dificuldade da caminhada varia de médio a pesado. É permitido nadar no local.

Cachoeira Cascatinha - Distante dois quilômetros do Colégio, cujo percurso é normalmente realizado em 20 minutos, atravessando-se áreas de mata e campo. O local permite natação.

 

Cachoeira Taboões - está a quatro quilômetros d a cachoeira do Santuário do Caraça e podem ser percorridos de bicicleta. São 10 minutos de caminhada. Na bifurcação da trilha, têm-se à direita o Taboões de cima e, à esquerda, o Taboões de baixo, onde o rio Caraça se encontra com o córrego Taboões. 

Prainha - fica a apenas 500 metros, aproximadamente, do Santuário, e por ali passa o ribeirão Caraça.

Tanque Grande - tem aproximadamente 400 metros de comprimento por 100 metros de largura. Fica a 15 minutos de caminhada a partir do Santuário, por uma trilha larga, plana e sombreada. Trata-se de um lago artificial construído para geração de energia elétrica.

"O lobo guará aparece toda noite no mosteiro para bater um rango."

Banho do Belchior - Trecho do Córrego da Canjerana. Em seu percurso passa-se por um local denominado pinheiros, sendo este o melhor ponto para visualizar o perfil da caraça (gigante deitado) formado pela serra. 

Piscina Natural - possui  20 metros de comprimento por 10 de largura e 1,40 metro de profundidade,  Fica distante dois quilômetros do Colégio do Caraça e o acesso é por trilha sinalizada. No local existem dois quiosques e três churrasqueiras.

Cruzeiro- Fica a um quilômetro do Colégio, o que corresponde a 20 minutos de caminhada por um acesso fácil por trilha sinalizada. . Excelente ponto para fotografar-se o local.

Mirante - O acesso ao Mirante, que fica a 500 metros da piscina natural, se dá por agradável caminhada em trilha sinalizada. Do Mirante, tem-se uma bela vista do conjunto arquitetônico do Caraça, da serra e picos.

Cachoeira do Campo Grande - está a  oito quilômetros do Santuário do Caraça. O acesso ao local é difícil, sendo necessário guia local. 

Cachoeira da Bocaina - está a cinco quilômetros do Colégio, situa-se entre os picos do Sol e do Inficcionado. A trilha atravessa áreas de matas e campos.

Campo de Fora - fica a cerca de nove quilômetros do Colégio, com um percurso sem grandes dificuldades. Atravessa grande extensão de mata e campos. No local existem cachoeiras. Média de duas horas de caminhada para chegar ao local.

Pico Alto do Inficcionado - possui 2.070 metros de altitude, é o segundo pico mais alto. Nele situa-se a Gruta do Centenário. A trilha é considerada pesada: são oito quilômetros a partir do Santuário do Caraça, o que corresponde a seis horas de caminhada difícil. Em 1922, os padres do Colégio do Caraça descobriram no Pico, próximo ao ponto culminante, a Gruta do Centenário. Com quase 3,8 mil metros de extensão e 450 metros de profundidade, é uma das mais profundas grutas em quartzito do mundo.

Pico do Sol -  ponto culminante da área da reserva e da Serra do Espinhaço: são 2.070 metros de altitude. Fica distante cerca de 15 quilômetros do Santuário e o acesso ao local apresenta alto grau de dificuldade. No local existem piscinas naturais, onde é permitido nadar.

"O mirante tem uma vista irada."

Gigante do Caraça - com aproximadamente 2.000 metros de altura, fica a 12 quilômetros do Santuário. É o local onde está desenhada na serra uma forma semelhante a uma caraça, origem do nome do parque. O acesso é difícil e íngreme.

Pico da Carapuça - também no alto da Serra da Caraça, de onde se pode ter uma belíssima vista do parque. São 1.912 metros de altitude, a cinco quilômetros ou três horas de caminhada do Colégio. No caminho ao pico pode-se visitar a Gruta de Lourdes e a Capelinha. 

Pico da Canjerana - está a dez quilômetros do Santuário ou cinco horas de caminhada. Para ir ao local é necessário o acompanhamento de guia, pois as trilhas não são sinalizadas. Seu ponto mais alto fica a 1.890 metros de altitude.

Pico da Verruguinha - possui 1.650 metros de altitude e está a sete quilômetros do Santuário. A caminhada é bastante difícil, sendo necessário acompanhamento de guia.

Gruta do Padre Caio - também chamada Gruta de Lourdes. Fica a uma hora do Santuário, por uma trilha que apresenta grau de dificuldade médio devido ao longo trecho de subida.

"Esta é a Serra do Espinhaço."

Capelinha - ruína da capela do Sagrado Coração de Jesus (1866), que pode ser vista do Santuário. O local é excelente para visualizar toda a cadeia de montanhas que circundam o Santuário com os principais picos.

Banho Imperador - fica na margem do asfalto, perto da ponte sobre o rio Caraça, distante aproximadamente 100 metros do Santuário. Possui churrasqueira, mesas, bancos e sanitários. É possível nadar no local.

Colégio do Caraça - o irmão Lourenço de Nossa Senhora,um português de origem desconhecida fundou, em 1774, uma ermida e um convento no Caraça. Em 1968, um incêndio destruiu o edifício de três andares, o teatro e a biblioteca. A igreja e suas alas permaneceram intactas.

"Valeu!"

Museu do Caraça -tem mais de 200 anos e foi o quarto onde viveu e morreu o fundador do Caraça, o irmão Lourenço. Depois do incêndio, em 1968, a capela foi transformada em museu, onde se pode encontrar diversos objetos que pertenceram aos padres e alunos do Colégio.

Claustro - Fica no pátio interno, em meio ao jardim. Em seu centro, encontra-se o relógio de sol. Por causa dos telhados só é possível ver as horas entre 9 e 16 horas. Estima-se que o relógio tenha mais de 200 anos.

Catacumbas - Pelo Claustro chega-se às catacumbas do Santuário do Caraça, local onde eram enterrados os padres do Colégio. 

Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens - A igreja foi edificada em estilo neogótico e inaugurada em 1883.

 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.Toda noite aparece do meio do mato um lobo guará para comer na mão do padre. É demais! Uma rara oportunidade de observar um lobo guará de pertinho.

2.Uma boa sugestão de hospedagem é dentro do próprio mosteiro. Além de ser o lugar mais bem localizado, não é em qualquer lugar que é possível se hospedar em um lugar assim.

3.Existem muitas atrações e o programa do lugar é andar. Andar muito.

4.O mosteiro possui uma infra-estrutura para receber os turistas, com restaurante, bar e pousada.

5.Paga-se aproximadamente R$10,00 por carro para entrar no parque da Caraça.

6.Evite visitar durante as ferias e feriados o lugar. O lugar vazio é 10 vezes mais bonito.

7.Leve casacos. Mesmo no verão faz frio. De maio a agosto tem até geadas e nevoeiros.

8.As atrações estão em um raio de 20 km. Leve algo para comer e beber nas caminhadas, pois não vai dar pra voltar para almoçar.

9.Para quem curte livros antigos o mosteiro possui uma coleção de 250 livros do século XVI.

10.Os melhores meses para caminhada são entre maio e setembro.

11."O Santuário do Caraça é um lugar único, imperdível!!! Vale a pena ficar hospedado no colégio e principalmente de segunda a sexta, quando o movimento é menor, e fica mais gostoso de sentir a alma do lugar. Acorde bem cedo pra aproveitar as trilhas mais longas que são as que tem as cachoeiras mais bonitas, como Cascatona (12 km, ida e volta), Campo de fora (14 km, ida e volta), existem outras trilhas menores que podem ser feitas no mesmo dia, como: Banho do Belchior (4 km, ida e volta), Gruta de Lurdes (6 km, ida e volta), e Cascatinha (4 km, ida e volta), mais próximos ainda estão: Banho do Imperador, Taboões, Poço Fundo, Cruzeiro (melhor vista do Santuário) e o museu que é imperdível. A comida da água na boca só de lembrar, o dia para terminar perfeito, ainda conta com a visita noturna do Lobo Guará. Não se esqueça, você está em um Santuário Religioso que exige respeito e merece consciência ecológica dos visitantes." dica de Marcelo Pietrafesa e Cilene Marchi - Serra Negra - SP.

12."A prainha è muito bom pois quem não sabe nadar vai identificar muito com ela . preserve o patrimônio do Caraca."dica de Rodrigo Antonio

13."O Santuário do Caraça é um lugar singular. Aproveite cada momento que mãe natureza nos propicia para desfrutál a. A água dos córregos que percorrem as montanhas do Caraça é puríssima. Bebê-la, além de matar a sede, revigora a alma. Aproveite!!!"dica de Marcelo

14."Visitei o Caraça inúmeras vezes. Para quem gosta de caminhada e montanha, é um prato cheio. Não deixe de subir o pico do sol, que é o mais alto da região, tem 2.072 m, e um visual incrível. No pico do Inficionado, com seus 2.000 e poucos metros, está a gruta do Centenário, a maior do mundo em quartzito, mas para chegar em ambos os picos é importante ir com um guia ou com gente que conhece o parque. Não deixe de hospedar na pousada dentro do parque, é bem aconchegante e tem refeições preparadas no fogão a lenha. Os preços são bem em conta. Bom proveito e respeitem o lugar."dica de Ivan

15."Caraça é um lugar maravilhoso, com varias trilhas no meio da mata e lindas cachoeiras... Há pousada muito aconchegantes próximas ao parque, sendo uma delas a Pousada do Sumidouro q também é um lugar maravilhoso e muito acolhedor.Realmente vale a pena visitar essa região!!"dica de Guilherme

16."Adorei o Caraça, andamos muito, relaxamos, respiramos....Nossa, foi mágico, voltei para BH muito bem... Uma dica, não deixem de visitar o Banho do Belchior, o lugar é lindo e a trilha vale a pena."dica de Anna

17. " Só a estada no Caraça vale toda a viagem a Minas Gerais ". Não são palavras minhas, mas de D.Pedro II quando esteve alguns dias visitando o Caraça. O Caraça é conhecido como Porta do Céu. Daí, você que curte natureza, caminhadas, banhos em rios de água puríssima, vistas fantásticas, etc, não pode deixar de incluir uma visita ao Caraça nos seus próximos roteiros. E, para aproveitar toda a beleza da região, deve-se programar estar lá de 2a. a 6a. feira, pois nos fins de semana lá fica cheio de turistas,a maioria sem nenhuma consciência ecológica."dica de Julio

18.O Caraça fica melhor ainda quando se vai de Trem. Saindo da Estção em Belo Horizonte até a Estação Dois Irmãos em Barão de Cocais. O problema e ter alguém que compre as passagens. Se não tiver tem que pegar "pacote" em agência de turismo. Viajar de trem torna o passeio mais emocionante.Jozy

19.Nossa um lugar que vale apena levar toda a familia.Você relaxa e se diverte ao mesmo tempo,é tudo muito lindo.recomendo a quem for levar agasalhos pois a noite é muito fria..Amanda
 

`

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS