"Visual!"

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães assenta-se sobre um trecho dos planaltos divisores entre as bacias dos rios da Prata e Amazonas. Distante apenas 67 km de Cuiabá e próximo também á cidade de Chapada dos Guimarães, considerada centro geodésico da América do Sul. Sua rede de drenagem abriga as cabeceiras de diversos rios importantes para a planície cuiabana, como o Aricazinho, Coxipó, Mutuca, córrego Salgadeira e outros.

"Veu da Noiva"

Cachoeira Véu de Noiva - Incrível beleza cênica que inspirou Dom Aquino Corrêa da Costa no poema “Véu de Noiva”, originando o nome da cachoeira. Foi alvo de muitos cinegrafistas, artistas, fotógrafos, pesquisadores e turistas que caminham pela beira do paredão até o rio. Os mais dispostos descem até o lago de forma, onde cai a água, com 86 m de queda livre. Dispõe de restaurante, almoço sob encomenda.

Caminho das Águas
Este passeio de 4 km passa pelas principais cahoeiras do Parque. A primeira delas é a famosa Cachoeira Véu da Noiva, a maior do Parque com 86 m de queda. A seguir vem a sequência de sete cahoeiras do Rio Sete de Setembro, entre elas a Independência e do Pulo e Salto das Andorinhas. A presença de um guia é facultativa.

 

Caminho das Pedras
São 8 km de caminhada por um dos principais sítios arqueológicos da Chapada. Entre as atrações estão a Casa de Pedra, Jacaré de Pedra, Pedra Furada, Cogumelo de Pedra e Mesa do Sacrifício. Ainda dentro do sítio pode-se visitar o Morro São Jerônimo, o maior mirante do Parque com 836 m de altura.

"Cidade de Pedra"

Cidade de Pedra
A caminhada é curta (300 m) passando por formações rochosoas esculpidas pelo vento e pela chuva. Seus formatos lembram as ruínas de uma cidade. Os paredões tem mais de 300 m de queda livre. O acesso é a partir da estrda para Água Fria.

"Legal!"

Caverna Aroe Jari e Lagoa Azul
Com 1.400 m de extensão, essa caverna (uma das maiores de arenito do Brasil) conta com a presença de diversas cachoeiras. Em uma de suas extremidades encontra-se a Lagoa Azul, uma piscina natural de água azul cristalina. O acesso é pela estrada para Campo Verde e a trilha até a caverna dura cerca de uma hora.

Portão do Inferno

Deste mirante pode-se ver a Cidade de Pedra. O fato mais curioso desta atração é que ao subir a serra (antes da curva do portão) se você parar o carro em ponto morto ele sobe ao invés de descer.

"Muito doido!"

Igreja Nossa Senhora do Sacramento
Na região central da cidade de Chapada dos Guimarães esse monumento histórico foi construído em 1779 por escravos da região. Completamente em estilo barroco, possui o altar pintado de ouro e ainda conservado.

A Salgadeira
Antigo caminho de tropeiros, nesse local, que na verdade é um terminal turístico, o viajante pode encontrar uma área de camping, restaurantes e a Cachoeira Salgadeira. Para chegar até lá basta pegar o acesso para Cuibá pela MT-251 (21 km).

"Lindo , este lugar!"

Cachoeira da Martinha A 40 km do centro da Cidade – engloba a seqüência de cinco cachoeiras de maior volume de água da Chapada.

Mirante Está localizado à 8 km da Chapada dos Guimarães. Com 845m acima do nível do mar, o  platô de 150m de diâmetro, aproximadamente apresenta paisagem fantástica do encontro da Planície Pantaneira com a Chapada

 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.Na cidade de Chapada dos Guimarães o turista encontra opções de danceterias, bares e restaurantes.

2.Tome vacina contra febre amarela com 10 dias de antecedência.

3.O lugar é bem quente. Leve água para as caminhadas.

4.Visite a Cidade de Pedra no final de tarde. É um lugar lindo.

5.A Cachoeira Véu da Noiva é uma das atrações principais. Não perca.

6.Vá almoçar no Morro dos Ventos de tarde. É um restaurante em um lugar muito bonito.

7.Se você tiver disposição para dar uma boa caminhada vá até a Caverna Aroe Jari e Lagoa Azul

 

`

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS