"Que igreja bonita!"

Ilhéus é a maior cidade do sul a Bahia e está a 470 km de Salvador. O Plantio do Cacau foi a principal fonte de renda da região, porém nos anos 80 uma praga conhecida como "Vassoura de Bruxa" arrasou a cultura cacaueira. A partir daí a cidade começou a explorar o turismo como principal atividade econômica.

Atrações:

Lagoa Encantada - Grande espelho d'água com mais de 14 km2 cercado de Mata Atlântica, cachoeiras, ilhas flutuantes, vila de pescadores e uma grande diversidade animal.Próximo a Lagoa Encantada encontramos as Caldeiras do Almada, formando várias quedas d'água.

Rio do Engenho - A vila do Rio do Engenho, fica localizada ao redor de um bela corredeira e é alcançada por barco em um passeio por dentro dos manguezais. 

"Esse Cristo me faz lembrar minha cidade..."

Eco-parque de Una - possui uma passarela suspensa na copa das árvores, a mais de 20 metros de altura. A estrutura é única no Brasil e dá a oportunidade de admirar a Mata Atlântica. Nos passeio pelo parque com alguma sorte será possível observar algumas espécies ameaçadas de extinção como o Mico-Leão-da-Cara-Dourada, macaco-prego-de-peito-amarelo e preguiça-de-coleira.


Estrada Parque Ilhéus - Itacaré - A primeira estrada realmente ecológica do país e também uma das mais bonitas. São 70 km margeando o litoral, com características únicas, como praias semi-selvagens, cachoeiras, mirantes, passarelas suspensas e túneis para os animais silvestres. 

Centro de Recuperação do Bicho-Preguiça - Alojado numa bela área de mata o Projeto Bicho-Preguiça, é na verdade um centro que visa recuperar e reintroduzir o bicho preguiça no "habitat" da mata atlântica. 

"Hum ... tem uma cadela ali..."

Igreja Matriz de São Jorge dos Ilhéus - localizada na Rua Conselheiro Dantas, é a mais antiga igreja da cidade. Inaugurada em 1556, foi construída com pedras de cantarias.

Museu do Cacau - rua Eustáquio Bastos, no centro da cidade. Fundado em 1982, o museu permite uma visão detalhada do surgimento ao desenvolvimento do ciclo do cacau.

Casa de Jorge Amado -  rua Jorge Amado, n- 21, foi construída no inicio da década de 20 pelo pai de Jorge Amado. Com grandes salões e escadarias, ali o escritor Jorge Amado passou parte de sua vida.

Mirante da Piedade - daí descortinam-se os Ilhéus (pequenas ilhas que deram nome à cidade), o atual porto, parte do litoral do município e o delta dos rios Cachoeira, Engenho e Fundão.

Fazenda Primavera - localizada na Rodovia Ilhéus/Itabuna no Km 20, esta fazenda de cacau é aberta à visitação publica e possui acervo de documentação e peças centenárias, algumas da época do Império.

Centro de Persquisas do Cacau - Localizado na Rodovia Ilhéus/Itabuna. Oferece aos visitantes a oportunidade de acompanhar as técnicas e processos do cultivo cacaueiro e a obtenção de seus subprodutos.

"A cidade tem uma grande calçadão."

Praias: 

Praia da Av. Soares Lopes - praia apropriada a banhos, bastante freqüentada no verão. Localizada no centro da cidade, entre o Porto Internacional do Malhado e a Catedral de São Sebastião e o Bar Vesúvio.

Norte - possui cerca de 50 Km,  bastante selvagem e bonita. Alguns de seus trechos são conhecidos por nomes como Pé de Serra - ou Serra Grande -, Ponta do Ramo, Havaizinho, e Itacarezinho. O Rio Almada corre paralelamente à praia por muitos quilômetros. 

São Miguel - tem areia branca e fina, coqueiros, barraquinhas e uma vila de pescadores. Fica na foz do Rio Almada.

Marciano e  Malhado - estão em frente ao terminal da Petrobrás. O mar cobre quase toda a faixa de areia. 

"Valeu!!"

Cristo - Fica na ponta que divide o mar da Baía do Pontal .  Muito procurada para esportes náuticos.

Concha - Pequena - cerca de 100 m - tem uma boa visão da Baía do Pontal e da Praia da Avenida. É rodeada por coqueiros e vegetação nativa. Fica ao pé do Morro do Pernambuco.

Sul - De vez em quando são realizados aqui torneios de pesca e de surfe. Reta com recifes, ondas fortes e areia grossa. Tem coqueiros e casas de veraneio.

Milionários - É a mais procurada. Margeada por coqueirais, as águas são relativamente calmas e a areia dourada e fina.Tem várias cabanas de praia que servem bebidas e almoço. São dotadas de chuveiros e sanitários.
 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.Não deixe de conhecer Itacaré ao norte e Olivença ao sul. Itacaré é um pouco mais longe , mas vale a pena.

2.O Havaizinho é a praia onde quebram as melhores ondas para o surf.

3.A estrada Ilhéus - Itacaré possui diversos restaurantes com a típica comida baiana, além  de praias , mirantes e trechos conservados de mata atlântica.

4.Existem boas trilhas ecológicas no Ecoparque do Una.

5.Vale um passeio de barco até a Lagoa Encantada e outro pelo Rio do Engenho.

6.Chove bastante no inverno, os meses entre agosto e março são os mais secos.

7.Para quem curte um mergulho autônomo a dica é a Pedra de Ilhéus. Lá é um ponto de reprodução de meros e é possível ver até golfinhos.

8." Não deixem de conhecer, à noite, o cabaré Bataclan. Você se reportará no tempo,na companhia de Maria Machadão e suas meninas.Maravilhoso !"dica de Denise - Campinas-SP

 

`

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS