"Lá vou eu dar uma pescoçada nas cavernas."

O PETAR fica entre as cidades de Iporanga e Apiaí que por sua vez ficam no Vale do Alto Ribeira, sul do estado de São Paulo, próximo à divisa com o Paraná.

Para se chegar lá vá pela Regis Bitencourt a partir de São Paulo ou Curitiba. O caminho a seguir depois é Jacupiranga , Eldorado, Iporanga. Para ir aos núcleos Santana e Ouro Grosso deve-se seguir ainda mais 14 quilometros em estrada de terra rumo ao Bairro da Serra.

"Caramba!!! Essa Caverna do Morro Preto é enorme!!"

O PETAR foi criado em 1958 e são mais de 250 cavernas o que faz do PETAR a maior concentração de cavernas , grutas e abismos do Brasil.

\

Bairro da Serra - fica 14Km da região central da cidade de Iporanga, fica junto ao Núcleo Ouro Grosso e a cerca de 3Km do Núcleo Santana É o local preferido pela maioria dos visitantes.

"Para chegar nas cavernas é necessário atravessar vários rios."

Existem quatro núcleos para visitação:

# Santana

# Iporanga

# Casa de Pedra

# Caboclos (Apiaí) 

"Este é o Vale do Alto Ribeira."

Núcleo Santana -  está localizado a 3 Km do Bairro da Serra em Iporanga.  Próximo à entrada do existe um quiosque, onde iniciam-se as trilhas que levam às cavernas distantes, dentre elas a trilha para a Caverna Água Suja, as cachoeiras das Andorinhas e Betarizinho, Caverna Santana, Caverna Morro Preto. O Núcleo Santana é o mais visitado pois dispõe de área de camping, com sanitários, lavanderia e ambulatório. 

"A Casa de Pedra é a maior entrada de caverna do mundo!"

Caverna da Água Suja - fica a cerca de 2Km do Quiosque dos Guias do Núcleo Santana. Pode-se fazer toda a visita à caverna dentro da água, mas não a mais que 1,5m de profundidade. Alguns dos seus salões que têm mais de 20 metros de altura. No  final da visita existe uma cachoeira de uns 2m de queda a cerca de 500m da entrada.

"Na cidade tem uma noite tranquila no centro."

Caverna do Santana - somente poder ser visitada acompanhado de guias. O comprimento total de suas galerias chega a mais de 6Km. Uma parte da caverna é totalmente acessível ao público, contando com escadas de madeira e pontes construídas nos locais de mais difícil acesso.

 "Os rios tem a água cristalina."

Caverna do Morro Preto - fica a cerca de 500m do Quiosque dos Guias . Possui a entrada mais bonita, pois existe um salão enorme logo na boca. Descendo-se uns 3m existe uma outra sala enorme, onde foram encontrados vestígios homens pré-históricos. Existe um mirante interno de onde pode-se avistar a entrada de dentro para fora.

"Valeu!!!!"


Caverna do Couto - localizada logo abaixo da Caverna Morro Preto, tem  uma de suas entradas do mesmo lado da Caverna Morro Preto. Abaixo desta entrada, forma-se uma cachoeira com a água que vem de dentro da caverna . A entrada é bem pequena com menos de 2m de altura e 1m de largura, mas lá dentro é bem grande e bonita.

 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.O melhor lugar para dormir é nas pousadas no Bairro da Serra ou acampado dentro  do Núcleo dos Caboclos.

2.Não esqueça de levar lanterna. Ir pra lá sem uma é passeio perdido.

3.Avise sempre sobre seu destino nos postos dos guias. Eles estão lá pra cuidar da sua segurança. Tem casos de pessoas que ficaram perdidas dentro das cavernas 2 dias, porque não avisaram nada pra ninguém.

4.É cobrada uma taxa diária por pessoa. Reservas e informações pelos telefones:(15) 552 1528 (Núcleo Santana)

5.Tem uma noitezinha , durante os feriados , no Bairro da Serra e também no centro de Iporanga.

6.Não entre em cavernas desacompanhado, vá com pelo menos mais uma pessoa.

7.Use capacete. Parece frescura, mas as cabeçadas são inevitáveis. E cabeçada dói... dói muito.

8.Não suje as cavernas. Traga de volta tudo que levou lá pra dentro.

9.Tome muito cuidado com as estalactites e estalagmites. Elas estão esperando a sua visita a milhares de anos.

10. Leve um tênis só para molhar. Você vai ter que passar por dentro de vários rios.

11.Não deixe de visitar as Grutas Morro Preto, Água Suja,  e Casa de Pedra.

12."Em Iporanga Não deixe de tomar o leite de onça no bar do JJ no Bairro do Serra ..."dica de Marcelo Menezes - Curitiba-PR

13."Todo fim de tarde rola uma moda de viola com os moradores no bar do Saturnino - Lugar simples e agradável que se diferencia pelo atendimento do povo que é muito 10!" dica de  Rodrigo Papov - São José dos Pinhais - PR

14."Galera... Não deixem de visitar o bar do JJ no núcleo de Santana. Além de bebidas muito loucas o pessoal é super hospitaleiro e bacana. Tudo de bom!" dica de Glauciana Monteiro Nunes de Bauru - SP.

15."Galera, a maior viagem em Iporanga é trocar uma idéia com o Zaca e o Maurice. Os caras além de darem todas as dicas para curtir tanto o parque quanto a cidade, ainda dão altas aulas de como se formaram aquelas cavernas e sobre os povos antigos que viveram por lá....vale muito à pena. Valeu."dica de  Luciano Hermes São Gonçalo - RJ

16."Congratulações. Sou um protetor de cavernas.  Tenho feito uma varredura  na Internet a procura de sinais de impacto ambiental nas fotos contidas em sites relacionados ao tema.  O problema é grave, e urge tomarmos uma atitude. Infelizmente, nos últimos tempos, com o advento do modismo dos ditos esportes radicais, qualquer pessoa, muitos sem o menor conhecimento técnico e/ou sensíbilidade,  se julgam espeleologos apenas por estar vestindo macacão e usando uma carbureteira.  A  aventura do espírito humano,  na busca do conhecimento, não pode ser exercida sem Razão e Sensíbilidade. Sensibilidade é uma palavra crucial  para o bom desenvolvimento de uma Espeleologia não tão somente focada na exploração,  mas também comprometida com a proteção do reino subterrâneo.Tenho observado que os grupos que frequentam as regiões de cavernas e fazem sites, muitas vezes apresentam na abertura aquele velho chavão "de que das cavernas nada se leva e só se deixa pegadas".  Esta afirmação é um absurdo!  e  se você deixar pegadas  num travertino?  Isto é pior do que aquelas famigeradas escritas a tinta em rochas... E quanto mais lindo o espeleotema, mais as pessoas querem tirar fotos sobre ele, vejam o caso do Grande Travertino da Gruta do Temimina, encontrei várias fotos de "Espeleologos"  sobre aquela magnífica formação...Muito se tem falado da situação da Caverna Santana, no PETAR,  pois bem,  ano passado, estive na Caverna do Sonho e logo na entrada, ao observar com atenção o chão,  antes de pisar,  me deparei com uma belíssima formação...  TODO !!!  o chão daquela caverna é muito lindo e frágil,  e a Santana,  em seu trecho turístico,  já foi assim...É impossível entrar na Caverna do Sonho sem impactos ambientais.... Então não entrei na Caverna do Sonho,  dei uma cochilada na entrada e sonhei com as maravilhas de seu  interior.... O Homem sempre foi fascinado pelas cavernas, a Arqueologia nos revela que a ocupação da área de entrada de cavernas é de muito tempo.  Se o Homem do passado não adentrava nestas  cavernas por falta de tecnologia de iluminação, ou por respeito, ou tabu , ou.. .não importa, o fato é que hoje encontramos cavernas intocadas.   E adentrar numa caverna intocada, é tocar nela, e isto é profundamente incoerente, pois dizemos que amamos as cavernas.. Eu acredito em que de cavernas nada se deva levar,  a não ser as experiências sensibilizantes vividas nestes Templos Geológicos, e nas cavernas nada se deixa, muito menos pegadas, pois caminhando somente, e tão somente pela água e trechos arenosos,  sem qualquer espécie de espeleotema,  não estaremos Santanizando.  Precisamos aprender a sonhar,  pois em cavernas intocadas, só podemos  entrar sonhando..."dica de Steve Johnson.

17."Em Iporanga existe um albergue da juventude chamado CAPITÃO CAVERNA, e é super aconchegante e baratinho! A comida da mãe da Jana é maravilhosa e o pessoal super hospitaleiro. Vale a pena conferir! Beijos "dica de Cíntia Vaz Godinho          

18"Nunca entre em uma caverna sem estar acompanhado de alguém, ou melhor de um guia experiente, pois os riscos de sofrer algum acidente ou se perder são muito grandes"dica de Bruno Freitas - São Paulo SP

19."E aí galera que manda msg para vcs é o Ricardo Joaçaba / Santa Catarina. Cara eu estive no núcleo de Santana com uma galera de mais ou menos 40 pessoas no ano passado achei mo barato o lugar e neste ano mandarei um novo grupo. O guia que nos acompanhou foi o sr. Hélio com mais 3 monitores. Fizemos grupo de 10 e se mandamos para a cavernas. Pena que não deu tempo de conhecer a caverna do diabo por falta de tempo. Mas desta vez vamos conhecer o que der e curtir a os esportes radicais de vcs. A galera que foi no ano passado e a que vai neste ano são acadêmicos do curso de turismo e administração hoteleira da universidade do oeste de santa catarina (unoesc) joaçaba. Vai uma dica:preserve a natureza que ela te dará as maravilhas que temos, e o dom do agradecimento é saber respeitar para ser respeitado. Cordialmente” dica de Ricardo Pinho

20."Olá Pessoal, Meu nome é Luciano e neste fim de semana fui para o parque PETAR com uma amiga que já tem uma grande experiência no parque. No plano era conhecer as cavernas Santana, Água Suja, Morro Preto e do Couto, mas não precisaríamos de guia já que a minha conhecia bem as cavernas. Infelizmente, tivemos um problema na hora de começar a trilha. Qual foi nossa surpresa ao saber que tínhamos que obrigatoriamente ir acompanhados de um monitor, que cobrava em média uma diária de R$ 60,00. Claro que choramos muito por estarmos em duas pessoas e o valor ficaria um pouco salgado e conseguimos reduzir o preço. Esta medida do monitor é valida devido alguns acidentes ocorridos, mas a divulgação desta cobrança.é fraca. Para ninguém passar por isso segue o toque. braços" dica de Luciano Silva

21."E aí moçada, belê? Gostaria de deixar a minha dica pra vcs; quando forem até Iporanga não deixem de visitar a pousada Caetê, do meu querido amigo Cidão; lá vcs irão saborear uma gostosa comida feita pela Soeli, que além de ótima cozinheira, é também um amor de pessoa, aproveitem e curtam bastante as belezas naturais da minha cidade natal." dica de  Lindomar/ Curitiba-PR

22."Para quem não conhece o petar, é o lugar mais espetacular que eu conheci em minha vida ali você tem a mais pura prova que deus existe,eu morei muito tempo próximo do núcleo só fui visitar depois de muitos anos ja não morava mais perto, pretendo voltar mais vezes porque não conheci nada quem não conhece. Faço questão de indicar 100%natureza." dica de  Eliabe SP

23."Eu, meu marido e meus filhos (10 e 8 anos) nos hospedamos na Pousada Casa de Pedra e fomos recebidos muito calorosamente pela Sonia, que além de atenciosa, nos proporcionou horas de muito riso com as histórias do seu tempo de menina as margens do rio.  Além disso, nos apresentou ao Branco, que foi nosso guia nas visitas às cavernas.  Ele foi fantástico com as crianças, que além de se sentirem seguras durante o passeio caverna adentro, adoraram fazer rapel (uma alegre aventura extra proporcionada por Branco), já de volta ao centro de Iporanga.  Trouxemos conosco a certeza de que voltaremos em breve."dica de  Leila Mills

24."Faca rappel no penhasco do andre, 70mts de pura adrenalina"dica de james roma

25." Gente nao deixem de visitar Iporanga aquele lugar é simplismente maravilhoso, muito verde, aguas cristalinas, morei la durante seis anos, iporanga e o pessoal de lá estaram para sempre no meu coracao...Iporanga...onde "tudo" pode acontecer... " dica de Rosimeire

26."Não existe paraíso melhor, Iporanga, o Bairro da Serra é espetacular, o núcleo das Cavernas, a Pousada do Sr. Abilio, a comida caseira e bem feita, os amigos e guias Washington e o Negão não te deixam sem uma grande e agradável surpresa, enfim um passeio para nunca se esquecer...e voltar sempre e sempre e sempre." dica de Niltinho - Campinas - SP

27."Repelente...com certeza!!! Se você pretende dar um pulinho nesse lugar maravilhoso, Eldorado, é bom não esquecer de ter um sempre á mão... É interessante agitar uma galera e verificar a disponibilidade dos chalés com antecedência, que ficam no reservatório natural da Caverna do Diabo. Chalés com geladeira, fogão bem confortáveis,acomodam até 10 pessoas por R$ 80,00 a diária. Vale muito a pena conhecer este paraíso de cachoeiras e cavernas..."dica de Fabiana e Eduardo

28. Olá pessoal sou amante de cavernas já ums bons anos é dificil falar em espeleologia, em cavernas sem falar na preservação. ando fazendo análises químicas em cavernas e os resultados são cada vez piores em relação a cavernas turísticas, minha dica vai para quem gosta de cavernas e quer preservalas para evitar o uso de carbureteiras dentro de cavernas com pouca ventilação, é o caso do ocorrido na santana quem foi lá sabe do que estou falando, não tocar nas estalactites para não impermeabilizadas com a gordura das mãos são cuidados simples que as vezes passam desapercebido e fazem muita diferença. abraços aos amantes de espeleo e a dois grandes amigos, dito e tom."dica de caio

29."Gente acabo de voltar de Iporanga capital das cavernas muito bom fizemos duas caverna com a ajuda de nosso guia “Neguinho” .... Valeu muito meu amigo ficamos em uma pousada muito 10, “Pousada Gamboa” e fomos muito bem tratados pelo Sr. Carlos da Gamboa e para finalizarmos fizemos um passeio de “boiocross” de mais ou menos uma hora no rio Betari ...Corredeiras radicais muito bom para descansar a mente e ter contato com a natureza pura e simplesmente...Valeu mais uma vez pessoal no carnaval to nessa...."dica de Rhebert

30."Estive no Carnaval no Petar foi o melhor passeio que fiz até hoje,a equipe da Ecocave é 10,não deixe de contratar os seviços deles, vale a pena!" dica de Guilherme

31." Não saia de Iporanga sem experimentar a cachaça do Seu Jeremias... Envelhecida em tonel de carvalho... Muuuuiiiitttooo boaaa.. rsss.. E hospede-se no Hotel Fazenda Bamboa. Preços excelentes, e atendimento impar do seu Jorge... Só cuidado com o gato "Marvado" O bicho morde prá valer... Já o "azulão" é gente boa... O Vale do Ribeira é fascinante.... "dica de Márcio e Débora - Curitiba

32."Não leve lembrancinhas da caverna; (pedaços de rochas;não deixem que destruir as nossas cavernas)." dica de edison jacare

33." QUANDO FOR PRA IPORANGA NÃO SE ESQUEÇA DE LEVAR REPELENTE, TEM MUITOS BORRACHUDOS E PERNILONGOS LÁ. SOU DE LÁ MAS MORO EM SÃO PAULO."dica de PATRÍCIA

34."Antes de visitar Iporanga, dei uma passada na Caverna do Diabo. Vale mesmo a pena. Mesmo com a passarela construída lá dentro e toda a sua iluminação artificial, não tem como não ficar adimirado com a grandeza daquela caverna. Em Iporanga, conheci o guia Severino. Muito gente boa. Nós fomos junto com uma galera muito legal, mas não peguei o nome deles. Eram 4 pessoas que já haviam visitado várias cavernas. Foi uma pena, pois queria entrar em contato com eles. Iporanga é o paraíso dos espeleólogos."dica de Anderson

35"Agora além de todos os motivos para ir ao PETAR, que não são poucos, poderemos contar com um grupo de voluntários que estão sendo especialmente treinados em busca e salvamento em cavernas. Essa iniciativa, inédita e totalmente voluntária, vem garantir a tranquilidade para os visitantes e socorro especializado para os mais ousados. Sou voluntário e estarei la pra o que der e vier."dica de  Paulo Victor

36."Centro de iporanga ... a barraca do alemão   - oi pessoal estive no ano novo e no aniversário da cidade ADOREI ! Sempre quando tiver uma festividade em Iporanga não deixe de visitar a BARRACA DO ALEMÃO, no centro de Iporanga, gente a batida de lá é muito boa... a melhor batida de Iporanga ... amei essa cidade que me acolheu de braços abertos ..."dica de karina carvalho robles.

37." Ae galera fiquei esse final de semana em iporanga pra conhecer a maravilhosa cidade capital das grutas.....fiquei na Pousada Iporanga da Tia Nice no centro de iporanga....comida caseira .....excelente....atendimento maravilhoso....café da manha de hotel 5 estrelas....vale a dica melhor lugar pra ficar em iporanga....jah fiquei em diversas pousadas mas essa me surpreendeu....."dica de Fred Pasquini

38."Minha dica é ficar hospedado na pousada Casa de Pedra,um excelente ambiente.uma refeição ótima,e uma natureza maravilhosa.o atendimento é de primeira de uma simpatia imensa.Esse ano vou voltar de novo , muito bom . Quanto as cavernas indico a do Santana e Água Suja. agora se vc tem medo de caverna,então vá pode ir é ótimo.... "dica de Guilherme Praia Grande SP

39."Recentemente mudou algumas regras de visitação no Núcleo Santana. Agora é necessário contratar um guia local para percorrer dentro do parque e visitar todas as cavernas. A caverna de santana não é mais de visitação gratuita. Para fazê-la, somente com guia em grupos (max. 10/guia) e um grupo por vez dentro dela. É cronometrado o tempo e o horário de fechamento está sendo feito mais cedo. Então ja agilizem um o guia, capacetes, lanternas e boas vibrações!" dica de Dominique

40." Adorei as cavernas indico p todos o restaurante do abel comida otima e simpatia praia grande"dica de rivoneide

41."Iporanga" Lugar perfeito para descansar e refletir.....Não deixe de conhecer o pilequinhos bar, mais conhecido como " Bar do ALemão"....fica na rua principal da cidade..Bjuuuussss"dica de Herika

42."Hotel da D.Flauzina na Praça Honorio Corrêa-Centro-Iporanga Apartamentos c/ estacionamento por apenas 15 reais o pernoite tratar f. xxx-15-35561101 D. Flauzina."dica de Alberto Corrêa

43."Alem de conhecer as cavernas que são muitas,conheça as matas e os rios e cachoeiras que nesta linda cidade existe a não esqueça de conhecer o bar da dona mere muitoooooo bom alem das amizade que e facil fazer. beijos jerônimo cajati-sp

44."Para quem gosta de esporte radical, como rapel, boiacross, não pode perder a oportunidade. Ah um rapel na caverna lage branca é fenomenal! (não sei de esta disponivel pra visitação)."dica de Fábio Martins - Volta Redonda- RJ

45."Olha eu aqui de novo!! Galera, no fim de ano não percam a festa de Nossa Senhora do Livramento em Iporanga; a descida da Santa pelo rio Ribeira é algo que realmente emociona, um momento muito lindo que não pode deixar de ser registrado na mente e no coração!! Um abraço pro Niltinho... e tô esperando o convite pro bolo!! rsrsrs!! Lindomar - Curitiba - PR

46.O PETAR é maravilhoso, um lugar espetacular... cada caverna e cachoeira mais linda que a outra... acabei de voltar de lá, durante a semana é mais tranquilo e os preços bem mais barato para os passeios. Hospedagem na FAZENDA GAMBOA... ótimos preços, atendimento de melhor qualidade, assim como a comida deliciosa... valeu…ù Vanessa Dian

47.Quando vocês forem visitar a cidade de Iporanga, fiquem na pousada Capitão Caverna, que fica dentro da cidade mesmo. Muito boa, muito boa a pousada eu recomendo com certeza .João Pedro
 

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS