"E lá vou eu..."

Manaus, que na língua nativa significa "Mãe de Deus" é uma homenagem à tribo manaós. O Ciclo da Borracha das seringueiras foi um dos mais importantes ciclos econômicos da cidade . Uma época e importante para surgir melhorias na cidade. Uma rede de esgotos, água encanada, luz elétrica, o Porto, e bondes elétricos contribuiriam para o desenvolvimento. Muitos destes serviços nem mesmo existia no restante do país.Um tempo de muito luxo, onde comerciantes mandavam seus filhos estudarem na Europa, aonde os prédios eram construídos com material todo europeu. Destaque para o famoso Teatro Amazonas e o Mercado Municipal. E que ainda hoje ganham destaque na arquitetura local. 

"Estes eram os antigos moradores do local."

Por meio século, a cidade sofreu com o declínio da borracha, provocado pela concorrência na Ásia. A solução para que o desenvolvimento continuasse na região fosse resolvida, apareceria com o surgimento da Zona Franca de Manaus em 1967. Manaus ganha um fluxo turístico muito grande e Hotéis são construídos para formar o atendimento ao turista. Ainda hoje, a Zona Franca é a principal fonte de renda do estado.

"Aqui tem um palanque para grandes shows em frente ao rio."

Atrações: 

Bosque da Ciência -  Localizado na sede INPA, possui uma grande área rica em vegetação e animais da Amazônia. É Pago. Av. André Araújo, 1756 - Aleixo

Centro de Artesanato Branco e Silva -  Qualquer produto tipicamente regional, poderá ser encontrado neste Centro. É possível acompanhar a produção de peças, bem como adquirir qualquer produto. Não esqueça de provar da deliciosa culinária local.
End.: Rua Recife, 1999 Adrianópolis

"Nada como ver o por do sol no Amazonas."

Encontro das Águas -  O rio Amazonas é formado do encontro entre os rios Rio Solimões (uma água barrenta) e Negro (água escura), forma-se o Amazonas propriamente dito.
A explicação para o fenômeno que gera esse belo espetáculo pode estar nos fatores densidade, temperatura e velocidade muito diferenciados entre os dois rios.

Mercado Municipal -  Uma réplica do mercado em Paris "Les Halles". Principal porta de entrada na cidade da produção pesqueira e rural do estado.

"Figurinha fácil na região."

Porto de Manaus -  Projetado e construído pelos ingleses, é uma interessante obra de engenharia, oscilando com a subida e descida das águas do Rio Negro. Inaugurado em 1902.
Rua Taqueirinho, 25 - Centro

Parque Mindu - End.: Av. Perimetral Leste - Parque Dez

Zoológico do CIGS - o Zôo do Cigs é o maior centro de animais da região amazônica. Abriga desde onças, até pássaros. Estrada da Ponta Negra, 750 - São Jorge

"A Ponta Negra é a parte mais bonita da cidade."

Praia do Tupé - A cerca de 34 km de Manaus, a praia é bastante procurada por banhistas nos feriados e finais de semana. O acesso é feito exclusivamente por via fluvial. Durante a cheia do Rio Negro a praia fica restrita a 20 metros de largura, e na vazante, atinge até 80 m.

Praia Dourada Marinho - Balneário particular, onde o visitante paga uma pequena taxa para frequentá-la e usufruir de uma infra-estrutura de lazer com restaurante, bar, brinquedos e equipamentos de navegação, que são alugados aos frequentadores. Localização: Estrada do Tarumã, Km 10

Cachoeira do Paricatuba - situada na margem direita do Rio Negro, num pequeno afluente, a cachoeira é formada por rochas sedimentares, cercada por uma vegetação abundante. O acesso é feito por via fluvial. O melhor período para visitação é de agosto a fevereiro.

"Este é o famoso Teatro Amazonas."

Cachoeira de Santuário - Apresentando 3 quedas, sendo a mais alta de 15 metros -1000 metros de ramal em piçarra no interior da mata. Localizada na AM 240 - Km 12 - estrada de Balbina.

Cascatinha do Amor - Localizada no igarapé do Guedes, de águas límpidas e frias, a cascata é acessível apenas por via fluvial e, depois, através de uma pequena caminha pelo meio da floresta.

"O meio de transporte mais comum."

Cachoeira do Leão - localizada no Km 34 da rodovia AM 010 (Manaus-Itacoatiara), é um local agradável para passar o dia.

Tarumã Grande - Balneário público, formado por um igarapé (braço de rio), que corre por um leito de areia branca e a certa altura provoca uma vistosa queda d’agua.Estrada do Tarumã e Estrada da Vivenda Verda - Tarumã

Tarumã Pequeno - segmento do mesmo igarapé anterior; tem várias quedas d’agua, sendo a mais frequentada à Cachoeira das Almas, com restaurante e salão de danças.

"Ponta Negra."

Praia da Ponta Negra - foi no passado habitada pelos índios Manáo, o que deu origem ao nome da cidade. Principal ponto jovem de Manaus. No calçadão é possível caminhar, praticar esportes diversos, ver apresentações da dança local (Boi) em bares especiais.Durante a época da vazante do Rio Negro, mais ou menos entre setembro e março, a praia se estende por quase 2 quilômetros. De março a junho, com a subida do rio, a praia praticamente desaparece e às águas chegam a tocar os sólidos paredões de pedra.

 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.Tome vacina contra febre amarela com pelo menos 10 dias de antecedência.

2.Existe diferença de fuso-horário. Lá é sempre uma hora a menos. No horário de verão é duas horas a menos.

3.Só existem 2 estações:
         - Chuvoso, corresponde ao inverno e tem início no mês de dezembro, seguindo até o mês de maio. Chovendo praticamente todo dia.
         - Seca , quando chove menos, correspondendo ao verão, seguindo de junho a novembro. O mês mais crítico é em setembro, quando a temperatura alcança os 40°C.

4.Só dá para chegar em Manaus de avião ou de navio ou de barca. Se você quiser ir de carro, a Transamazônica é praticamente intransponível, e caso você não tenha ganho o Paris-Dakar não é aconselhável. As pessoas mandam o carro numa chata que parte de Belém.

5.A melhor noite da cidade é pelas bandas da Ponta Negra. Tem uns shows de blues em bares no calçadão e outros quiosques mais turísticos com danças típicas como o "boi". Existem outras noites na Avenida dos Turistas.

6.Não deixe de visitar o Teatro Amazonas. É uma das mais bonitas construções do país.

7.O por do Sol no mirante da Ponta Negra é alucinante.

8.Experimente as comidas típicas como o tacacá, peixes como o tambaqui , tucunaré e pirarucu.

9.Não deixe de conhecer os hotéis de selva que ficam no Rio Negro , como o Ariaú.

10.Conheça o encontro das águas. Os rios Solimões (uma água barrenta) e Negro (água escura), se encontram e não se misturam formando um espetáculo único.

11.Não pegue qualquer barqueiro na rua para passeios de barco pela região. Acontecem destes "artistas" levarem os turistas para roubar tudo. Procurem barqueiros indicados pelas agencias de turismo da cidade ou pelos indicados pela Capitania dos Portos.

12.A cidade é tranquila, e quase não tem assaltos, porém é bom ficar ligado que existem algumas gangues na cidade. Para conter este problema o governo criou um delegacia apenas para combate-las. Evite a periferia.

13."Manaus e uma cidade muito boa para quem gosta de rave durante o ano todo acontecem varias baladas com dj`s do circuito internacional como Soul slinger ,dj krust, tc slam e muitos outros venha e confira!" dica de Airton Kvra

14."Correção: 5.A melhor noite da cidade é pelas bandas da Ponta Negra. Tem uns shows de blues (Não tem mais! o bar fechou há dois anos!) em bares no calçadão e outros quiosques mais turísticos com danças típicas como o "boi". Existem outras noites na Avenida dos Turistas (O correto é Av. do Turismo).lançamos neste mês uma publicação entitulada Rumo Manaus com um roteiro atualizado mensalmente sobre o que acontece na cidade de Manaus! Se precisar de mais alguma informação pode consultar em www.rumomanaus.com.br . O guia é impresso - 10 mil exemplares mensais - mas as informações estão disponíveis também pela internet! Parabéns pelo trabalho e boas viagens!"dica de Fernando Madruga

15." Hoje a noite de Manaus tá muito voltada a movimentos artísticos...Temos o REGGAE com várias bandas (CASULO,DESKARADOS,JAMAO MANAUS,JOHNNY JACK MESCLADO); o ROCK com várias bandas tbm (OVERLOAD,UNDERBASE,JUKEBOX,AFONSO RODRIGUES,TULIPA NEGRA e a galera do "rockabilly","jazz" e "blues", com inúmeras outras bandas); os festivais UNDERGROUND ( metal do bom!) ou então o ABSINTO pub; o TRADICIONAL "Porão do Alemão" - "GUT BIER, GUT MUSIK!"; e, por fim, a turma do pagode e forró, espalhados em várias casas pela cidade! " dica de Bruno Gutierrez Franco

16." Para fazer as trilhas é necessário usar botas de borracha pois o terreno é alagado." dica de Kelly

17." Minha principal dica e' curtir o bom e velho rock n roll da cidade. Possui varias bandas das leves as pesadas, mas principalmente a banda de heavy flok metal AMAZÔNICA, que faz um estilo próprio da região com suas letras em português e estilo regional. confira essa banda."dica de CARLOS GARCIA

18." VC. TAMBÉM PODE CHEGAR A MANAUS PELA BR 319, VINDO DE PORTO VELHO.... OK!!!!"dica de WANDERLEY

19. Não deixe de visitar a cidade de Novo Airão. Pegue a balsa em São Raimundo e pegue 2h de estrada. Dica: Pousada Bela Vista e a inesquecível focagem noturna de animais nas Anavilhanas!!!George

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS