\

 

"Quanta areia!"

A região próxima ao trecho final do Rio Preguiças é conhecida como Pequenos Lençóis. Dunas do tamanho de um prédio de 3 andares e lagoas tão lindas e selvagens quanto as do Parque Nacional fazem parte da paisagem local.

"Que paz!"

À esquerda do rio fica o Parque Nacional do Lençóis, destino da maior parte dos visitantes. À direita, está a região conhecida como Pequenos Lençóis, área dez vezes menor, mas com dunas igualmente belas que avançam até as margens do rio. É o caso de paragens conhecidas como Vassouras, Espadarte, Alasão e Morro do Boi

"E tem, laguinhos para se refrescar..." 

Em um ano, as dunas podem mudar para até 20 metros de distância, desenhadas ao sabor do vento. Dentro do Parque, as dunas são muito mais altas.
Pequenas lagoas temporárias, de águas vermelhas, negras ou verdes transparentes, espalham formas por entre as dunas brancas, algumas com vegetação aquática, outras cercadas de plantas típicas de beira-mar ou entremeadas por "oásis" de vegetação, com algumas espécies de restinga e caatinga.

"Bacana..."

Vilarejo de Caburé - Nesta prainha, os pescadores montam cabanas no período chuvoso para pescar. É ideal para acampar, pois é banhado pelo Rio Preguiças. Boa opção de pernoite. Ex

Rio Preguiças - é o rio que atravessa os Lençóis. Esse nome deve-se à calmaria de suas águas que desaguam em Atins, uma grande colônia de pescadores.

Farol de Mandacaru -é possível avistar as dunas margeando o mar do Maranhão. Localiza-se na cidade de Mandacaru, nos limites do parque.

"E lá vou eu!"

 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.Tome vacina contra febre amarela com 10 dias de antecedência.

2.Um programa imperdível é o visual do Farol de Mandacarú de onde se tem uma visão panorâmica.

3.Vale a pena dar um passeio de voadeira pelo Rio Preguiças.

4.Lembre-se que o lugar é um deserto. Leve sua água, óculos escuros pois a areia é muito branca, além de protetor solar porque você vai fritar feito um ovo.

5.Apesar de ser deserto o passeio não é desagradável. Existem muitos lagos refrescantes pelo caminho.

6.A melhor época para visitar a região é no período chuvoso, de dezembro a julho, quando as lagoas estão mais cheias e menos quentes.

7.O camping selvagem é permitido nas praias que margeiam o Rio Preguiças. Acampe às margens do Rio Preguiça, perto das casas dos pescadores, em Vassouras, Alazão, Espadarte, e Morro do Boi.

8.Não deixe de conhecer os grandes Lençóis Maranhenses.

9.Quem quiser uma "maior" infra-estrutura fique na cidade de Paulino Neves que dá para ir andando até os Pequenos Lençóis, além de guias e apoio para turistas.

10.Caburé fica na área dos Pequenos Lençóis Maranhenses. É um vilarejo com algumas pousadas e sem energia elétrica: a luz disponível vem de geradores ligados das 18 às 22 horas. Por isso, é recomendável levar uma lanterna

 

`

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS