"Aqui tem construções históricas bonitas."

Considerada a cidade mais arborizada do Brasil, ostenta cerca de 1.000.000 de árvores em vias públicas, de 189 espécies, sendo as mais frequentes a extremosa, ligustro, jacarandá, ipês, jacarandás e flamboyãs. Metrópole de porte médio, com 1,5 milhão de habitantes, Porto Alegre é composta por descendentes de 25 etnias. A maior parte da população é formada por migrantes de municípios do interior do Estado, descendentes de italianos, alemães e portugueses. Entre seus habitantes também há traços sírios, libaneses, judeus, japoneses, africanos, chineses, poloneses, russos, belgas, suecos, entre outros.
Localizada estrategicamente em ponto eqüidistante entre o eixo Rio de Janeiro/São Paulo e as capitais platinas Buenos Aires e Montevidéu, Porto Alegre assume a condição de capital do MERCOSUL, transformando-se no principal pólo de negócios da rota do Cone Sul.
Juntando o frenético ritmo citadino com os serenos costumes da província, é uma cidade cosmopolita que oferece uma gama de opções culturais, de serviços, roteiros gastronômicos e de compras, aliadas à beleza de sua arquitetura inspirada em padrões europeus


Pôr-do-Sol no Guaíba - Tradicional ponto de encontro dos porto-alegrenses, desde a Usina do Gasômetro até a Praia do Lami. É um dos tradicionais cartões-postais da cidade.

Reserva Biológica do Lami - Criada em 1975, tem como principal função a preservação e a pesquisa científica. Possui 77,3ha de extensão e está localizada às margens do Guaíba. Uma de suas finalidades é a proteção da Efedra (Ephedra tweediana), trepadeira rara nativa do Rio Grande do Sul, além de abrigar espécies como capivaras, ratões do banhado, graxains e ouriços-cacheiros, além de animais ameaçados de extinção como a lontra e o jacaré-de-papo-amarelo.

Morro do Osso - Criado em 1994, possui 27 hectares deárea e é o oitavo Parque Municipal de Porto Alegre. Possui este nome devido a hipótese de ter abrigado um cemitério indígena.
 

"Aqui é o Mercado Publico."

Morro do Sabiá - Possui 41m e, aproximadamente, 5ha de área verde. Possui uma escadaria que leva até à beira do Guaíba.

Morro São Pedro - Com 289m de altitude,abriga animais ameaçados de extinção como o Bugio Ruivo, além de plantas da região da Mata Atlântica.

Morro Santa Tereza
- Com 148m abriga várias antenas de TV e rádio, além do Belvedere Dep. Rui Ramos, de onde se tem uma das mais belas vistas da cidade.

Morro Santana - Com 311m, é o ponto mais alto de Porto Alegre. Alii vivem em harmonia campos, lagos, cachoeiras e cascatas.A flora apresenta diversas espécies de árvores nativas e exóticas

Farroupilha (Redenção): É o mais tradicional da cidade e um dos maiores parques urbanos da América do Sul. Com muito verde, lago, mini zôo, pista de atletismo, auditório Araújo Vianna, além de quarenta e cinco monumentos em cobre e mármore. Aos sábados acontece a Feira Agroecológica e aos domingos, o Brique da Redenção. Localização: Av. João Pessoa / Av. Osvaldo Aranha. Telefone: (51) 286-4458.

Marinha do Brasil - Com área de 715.000m2, foi inaugurado em 1978, sendo que 11 hectares possuem árvores nativa e espécies exóticas. Possui pistas de atletimos, aluguel de bicicletas e quadriciclos, praça infantil e vestiário com chuveiros. É essencialmente um parque esportivo. Localização: Av. Borges de Medeiros junto ao Rio Guaíba. Telefone: (51) 231-0168.

Mauricio Sirotsky Sobrinho (Harmonia) - Foi inaugurado em 1982 e possui 300.000m2. Forma junto com parque Marinha do Brasil um grande cinturão verde em torno do Rio Guaíba. Abriga a Estância da Harmonia com aluguel de cavalos para passeios e práticas tradicionalistas gaúchas. Localização: Av. Loureiro da Silva.

Moinhos de Vento (Parcão) - Com 115.000m2, é frequentado por esportistas. Possui pista de patinação, quadras esportivas, pista de cooper, biblioteca infantil ecológica, lago e uma réplica de um moinho de vento açoriano. Localização: Av. Goethe, Moinhos de Vento. Fone: (51) 346-8514.

Jardim Botânico - Abriga mais de 1.500 espécies vegetais, viveiro de bromélias e orquídeas, além de Museu de Ciências Naturais. Ambiente calmo para passeio ou para descanso. Localização: Rua Dr. Salvador França, 142. Horário: Terça a domingo, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Fone: (051) 336-1511.

"O gasômetro é visita obrigatória."

Parque Saint Hilaire - Possui uma área de 1.180 ha, sendo 240 ha destinados ao lazer e o restante à preservação permanente. Saindo de Porto Alegre em direção a Viamão.

Parque Mascarenhas de Moraes -
Área de 6 ha com características de região pantanosa, que abriga diversas espécies da fauna e da flora. No bairro Humaitá, próximo ao Aeroporto.

Parque Chico Mendes - Inaugurado em 1991, possui um bosque de eucaliptos e uma reserva ecológica formada por espécies nativas como butiá, pitangueira e ipê-amarelo. Zona Norte da capital.

Zoológico - Possui mais de 2.000 animais, distribuídos em área de preservação da mata nativa, lago. Localização: Município de Sapucaia do Sul. Horário: Terça à domingo, de 8h às 17h30. Fone: (051) 474-1499

Praça Senador Florêncio (Praça da Alfândega) - Local onde acontece anualmente, desde 1954, a Feira do Livro de Porto Alegre. Abriga os monumentos Carta Testamento de Getúlio Vargas e a Estátua Eqüestre do General Osório. Em 1987 foi tombada pelo Patrimônio Estadual. Centro da cidade, ao lado da Rua da Praia (Rua dos Andradas)

Praça Marechal Deodoro (Praça da Matriz) - Ao seu redor concentram-se os três poderes do Governo Estadual: Executivo, Legislativo e Judiciário. É conhecida como Praça da Matriz por estar localizada em frente à Catedral Metropolitana (Igreja Matriz de Porto Alegre).

Praça Província de Shiga - Inaugurada em 1983, foi presente da Província de Shiga, Japão. Apresenta um projeto paisagístico em estilo japonês, com cascata, ponte e quiosque em madeira. Localizada no Bairro Higienópolis, pode ser visitada de terças à domingos, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS)
- Edifício de 1913, projetado pelo arquiteto Theo Wiederspahn. Atualmente, abriga a maior coleção de obras do RS. Em 1983 o prédio foi tombado pelo Patrimônio Estadual. Praça da Alfândega s/nº. De terça à domingo das 10h às 17h. Tel: (051) 227-2311.

Museu Júlio de Castilhos - Fundado em 1903 é o mais antigo museu do Estado. A coleção exibe mais de 8 mil objetos e documentos que contam a história do Rio Grande do Sul. Anexo fica o casarão da família Machado Velho (1917). Rua Duque de Caxias, 1231. Terças, quintas e sextas, das 10h às 19h; sábados e domingos, das 14h às 18h. Tel: (051) 221-3959.

" É isso ai!"

Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa - Abrange todos os setores de comunicação, da imprensa escrita, à publicidade e propaganda, televisão, vídeo, cinema, rádio e fonografia. Promove cursos, palestras e exposições temporárias. Rua dos Andradas, 959. De segundas a sextas, das 14h às 19h; sábados, das 9h às 14h. Tel: (051) 224-4252.

Museu de Porto Alegre - (Solar Lopo Gonçalves) O acervo conta com 357 peças catalogadas, com 39 coleções, 5 mil fotografias da cidade, acervo arqueológico com 6 mil evidencias, miniaturas de antigas residências açorianas. Rua João Alfredo, 582. Tel: (051) 221-6622. De terça à Domingo das 9h às 12h e das 12h30 às 18h.

Brique da Redenção - Tradicional feira da cidade que acontece aos domingos, das 9h às 16h. Antigüidades, artesanatos, artes plásticas e eventos culturais paralelos. Av. José Bonifácio (junto ao Parque Farroupilha).

Brique da Tristeza - Artesanato e artes plásticas, com área infantil e shows. Aos sábados, das 10h às 18h Av. Wenceslau Escobar, 1886 (ao lado do Supermercado Nacional).

Casa do Artesão - Cursos, comercialização de artesanatos, exposições e cadastramento de artesões. Rua Dr. Flores, 455. fone: 226-3055, das 9h às 18h.

Arte na Praça - Integrado ao Brique, uma galeria ao ar livre com comercialização de telas, esculturas, fotografias, aquarelas, desenhos, caricaturas, xilogravuras entre outros. Apresentações de dança, música, teatro e declamação poética.

Feira da Praça da Alfândega - Exposição de objetos em couro, bijuterias de metal, prata, alpaca, latão, tecido, entalhe em madeira e pintura a óleo. De segunda a sábado, das 9h às 19h, na Praça da Alfândega.

Feira da Cidade Antiga - Oferece culinária típica afro-brasileira, alemã, russa, chilena, peruana, italiana, comida campeira e peixe na taquara. Aos sábados, das 10h às 17h. Praça Brigadeiro Sampaio (Início da Rua dos Andradas)

Feiras Ecológicas - Aos sábados, das 7h 30 às 12h 30. Av. José Bonifácio (Feira Coolméia - Junto ao Parque Farroupilha) e Av. Princesa Isabel (Esquina com Gomes Jardim)
 

"Valeu!"


Museu do Exército - Rua dos Andradas em frente a Igreja Nossa Senhora das Dores. A entrada é franca e funciona de segunda a sexta das 09:00 as 17:00.

Museu do Banco Meridional - Construção em estilo neoclássico (1927/1932). Apresenta a história do dinheiro e dos bancos, com coleção de cédulas antigas, moedas, máquinas utilizadas em bancos. Rua 7 de setembro, 1028. Tel: (051) 287-5000 ramal 5269. Segunda à sexta das 10h às 16h.

Museu do Trabalho - Inaugurado em dezembro de 1982, apresenta acervo composto por equipamentos e materiais que retratam a evolução das atividades produtivas no RS e sua dimensão sociológica. Rua dos Andradas, 230 - Centro -Tel.: (051)227.1450. De terças a domingos, das 13h às 18h

Laçador - Estátua em bronze que representa o gaúcho em sua vestimenta típica campeira. Foi executada pelo escultor Antônio Caringi e inaugurada em 1954. Na Praça do Bombeador, bairro São João, na entrada da cidade para quem vem da BR-116.

Monumento à Júlio de Castilhos - Com 22,5m de altura, foi executado na França pelo escultor brasileiro Décio Villares e inaugurado em janeiro de 1913. Praça Mal. Deodoro (Praça da Matriz).

Fonte Talavera de La Reina - Foi doada à cidade pela colônia espanhola de Porto Alegre em 1935, por ocasião do Centenário da Revolução Farroupilha. Sinaliza o marco zero da cidade. Praça Montevidéo, em frente à Prefeitura Municipal.

Monumento ao Expedicionário
- Construído em granito, apresenta-se como um duplo Arco do Triunfo e foi inaugurado em 1953 numa homenagem à Força Expedicionária Brasileira. Parque Farroupilha (Redenção).

Ponte de Pedra - A ponte, de três arcos planos, concluída em 1854, permitia a ligação viária do centro com as antigas chácaras da cidade. Foi tombada pelo município em 1979. Parque dos Açorianos - Centro.

 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.Não deixe de experimentar o chimarrão.

2.Vá a uma churrascaria comer o verdadeiro churrasco gaúcho.  Coma a costela de gado e de ovelha.

3.Conheça o Mercado Publico. É bem legal.

4.Visite o Parcão.

5.Aproveite o fim de tarde no gasometro e faça um passeio de barco por ali.

6.A cidade tem otimos lugares para ir a noite.

7.Não deixe de ir a uma boa galeteria existe uma muito boa no bairro de Ipanema (zona sul) ou na Pertutti Galeto e churrascaria não deixem de ir na Galpão Crioulo...mas se informem de quando tem o shows de danças típicas é liiindo. Andréa
 

`

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS