"Bonito lugar."

Tramandaí é uma cidade cercada por lagoas, que chegam a alcançar Capão da Canoa, todas interligadas. É o balneário mais popular do Rio Grande do Sul, freqüentado por pessoas de todas as regiões do Estado.

Nessa cidade as principais atrações para pessoas de outros Estados não estão na beira da praia. Como em todo o litoral gaúcho, com exceção de Torres, a beira do mar não tem maiores atrativos além da praia propriamente dita.

Como a cidade é cercada de lagoas, aproveite para fazer um passeio de barco principalmente pela Lagoa Tramandaí. Você encontrará inúmeras opções para contratação desses passeios nas imediações da ponte sobre o próprio rio Tramandaí, dividindo esta cidade de Imbé. Na margem desse rio, do lado de Tramandaí, também existem diversas mini-plataformas de pesca, bastante procuradas durante a temporada de veraneio, principalmente para a pesca da sardinha. Na plataforma marítima, de maior porte e que entra algumas dezenas de metros mar adentro, a pesca é um privilégio de sócios, mas é possível visitação e, durante a temporada de veraneio, exisem alguns planos especiais para não sócios.

"O pessoal pesca no canal."

Durante sua estada em Tramandaí não deixe de visitar o Parque Histórico Marechal Osório, onde há uma réplica da casa onde nasceu esse militar, em 1808; uma réplica do barco Seival construído por Giuseppe Garibaldi durante a Revolução Farroupilha; e ainda os Museus Histórico e de Armas. O parque está localizado no quilômetro 100 da RS-030, na saída para Osório, a 9 quilômetros de Tramandaí, com visitação das 8 às 18 horas.

PLATAFORMA MARÍTIMA: Concretada 400 metros mar a dentro, a plataforma de pesca de Tramandaí é palco de competições nacionais e internacionais de pesca.

PARCÃO DA BEIRA RIO: São 17 mini plataformas de concreto a margem do Rio Tramandaí com toda a infra-estrutura de lazer voltada aos apreciadores da pesca com linha e tarrafa.

"Tem uns quisques atrás das dunas."

PESCA DA SARDINHA: Atividade de lazer o ano inteiro na ponte que liga Tramandaí ao município de Imbé. Um balcão foi construído na ponte principal e é cenário constante da pesca da sardinha que no simples brilhar do anzol se entrega à captura, sem necessidade de isca.


PONTA DA BARRA: Espetáculo diário onde os pescadores lançam suas redes no cardume de peixes a cada indicação dos botos.

PÔR-DO-SOL NO RIO TRAMANDAÍ: Espetáculo de rara beleza é o pôr-do-sol no Rio Tramandaí, emoldurado pelas montanhas da Serra do Mar num contraste belíssimo de luzes e sombras.

TRILHA DO HORTO: O Horto Florestal do Litoral Norte, localizado em Tramandaí é uma rara reservada à preservação, estudo multiplicação de espécimes florestais. É o caminho pelo qual os grupos podem entrar em comunhão com a natureza, acompanhados de guias que indicarão os pontos e suas particularidades.

"Valeu!"

MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL: O Museu Municipal Profª. Abrelina Hoffmeister, está localizado na Av. Fernandes Bastos, n.º 30. É aberto a visitação pública. Através de um acervo de mais de mil peças, conta um pouco da história de Tramandaí. Estão expostas fotografias da época de 1820, objetos de antigüidade, móveis e objetos da antiga capela, utensílios domésticos, ferramentas, etc... Horário de funcionamento: das 08h as 11h30mim e das 13h30mim as 17h30mim.

SALA AÇORIANA: Funciona junto ao Museu Municipal. Valorizando a colonização açoriana do Litoral Norte do RS, Tramandaí coloca à disposição do público em geral, roupas típicas, fotos, objetos, posters e livros sobre a Ilha dos Açores.

 
`
 

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS