"Este ponte é muito bonita."

Cuiaba é cercada por três grandes ecossistemas do mundo: a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal. Com um clima muito quente, o lugar está ao norte do Pantanal, ao lado da Chapada dos Guimarães e ainda é considerado a porta de entrada da Floresta Amazônica

No idioma indígena, 'Cuiabá' significa 'homem que faz farinha'. Há quem diga que quer dizer 'cidade grande', e outros acreditam que tenha se originado de 'cuia que vá'. Conta-se que um português retirava água de sua canoa com uma cuia (uma espécie de vaso que é feito com o fruto da cuieira), que caiu de sua mão. Ele gritou: 'Cuia que vá!', o que teria resultado na palavra Cuiabá.

Em pleno Planalto Central, a cidade se formou na época da busca pelo ouro. Quando o minério se esgotou ela passou muitos anos quase desabitada, e se aproximou dos países vizinhos até começarem a incentivar a ocupação do interior do Brasil. Cuiabá ganhou um pouco do sotaque e dos costumes castelhanos.

"Nossa que calor!"

Para saber mais sobre o passado de Cuiabá, visite a Fundação Cultural. (65 /321-3391), antigo Palácio da Instrução. Nela está o Museu de História Natural, o de Antropologia, o de Arte Sacra e o Museu Histórico, além de um ateliê livre. O horário de funcionamento é das 12h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira.

Dois outros museus são grandes atrativos de Cuiabá. No Museu Rondon (65/ 615-8489) há peças de tribos indígenas mato-grossenses, que podem ser vistas das 7h30min às 11h30min ou das 13h30min às 17h30min. Já o Museu de Pedras Ramis Bucair, perto da Fundação Cultural, mostra todo o misticismo do centro-oeste brasileiro. Com cristais, rochas e até fósseis de dinossauros e um meteorito, o museu é um dos preferidos dos moradores e dos visitantes. Você pode conhecê-lo de segunda a sexta, das 7h às 11h ou das 13h às 16h.

Igreja Nossa Senhora Auxiliadora situada no Centro de Cuiabá. As Igrejas de Cuiabá também estão cercadas de histórias. A imagem do Senhor Bom Jesus, na Catedral Metropolitana (ao lado da Fundação Cultural), tem uma lenda interessante. Acredita-se que ela tenha sido esculpida em Sorocaba, São Paulo, mas que tenha ficado abandonada numa ilha em Mato Grosso do Sul. Um viajante a encontrou, mas não conseguiu levá-la para São Paulo porque era pesada demais. Ao desistir da idéia e resolver levá-la a Cuiabá, subitamente a imagem ficou leve, embora fosse de madeira.

Na Igreja de São Gonçalo, no bairro do Porto, há uma imagem de Cristo de quase 3,5 metros que fica na torre. Dizem que ela veio da Itália cheia de notas falsas... Esta Igreja também é conhecida por ter servido de refúgio à imagem de Nossa Senhora do Carmo do Forte Coimbra, durante a Guerra do Paraguai. É na Igreja do Rosário, construída pelos escravos, que é celebrada a tradicional Festa de São Benedito. E a Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho é praticamente uma miniatura da Catedral de Notre Dame, em Paris.
Boas vibrações...

"Esta é a parte histórica da cidade."

Cuiabá está no centro Geodésico da América do Sul. Para os místicos, é um sinal de energia e boas vibrações estar num ponto central... O monumento fica na praça Moreira Cabral, perto da Assembléia Legislativa de MT. Nele há uma placa com as coordenadas da cidade. Outro monumento bastante visitado é o Monumento aos Bandeirantes, comemorativo aos 250 anos da fundação da cidade. As estátuas representam os três personagens que formaram Cuiabá: o bandeirante atrás do ouro, o índio e o escravo.

Cuiabá é uma das cidades mais quentes do Brasil. E não só em temperatura... Nela, o ritmo do povo traz alegria. Dançar o rasqueado, o cururu e o siriri (danças típicas da capital mato-grossense) continua fazendo parte da rotina dos cuiabanos, embora bem menos que no passado.

 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.Um dos pratos mais tradicionais é a mojica - um ensopado de filé de pintado

2.Prove também o filé de piraputanga frito. Ele serve como entrada para o prato principal, que pode ser uma ventrecha  que a é a costela de pacu frito.

3.Se voce não gosta de frio, esta é a cidade certa para você. Cuiaba é a cidade mais quente do Brasil

4.A cidade tem vida noturna agitada com muitos bares e boates.

5.Não deixe de visitar a Chapada dos Guimarães e o Pantanal que são bem perto.

6.Não se esqueça de tomar a vacina contra a febre amarela dez dias antes de embarcar.

7."Vocês falam "Cuiabá está no centro Geodésico da América do Sul. Para os místicos, é um sinal de energia e boas vibrações estar num ponto central... O monumento fica na praça Moreira Cabral, perto da Assembléia Legislativa de MT. Nele há uma placa com as coordenadas da cidade."
A Assembléia Legislativa mudou para o Centro Político Administrativo, que fica na Av. Historiador Rubens de Mendonça, ou Av. do CPA, popularmente conhecida, e o local hoje é a Câmara de Vereadores, por favor atualizem as informações, obrigada. Isabela Nunes

8.A minha dica é que vcs deviam vir e conhecer em nobres a lagoa azul.. lá é fantastico muito linda a paisagem! fica no interior do mato grosso acho que uns 200 km pra menos da capital cuiaba.. conheçam vcs vão adorar .Geisiane

 

`

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS